Consulta Restituição Imposto de Renda 2023

23/05/2023
Consulta restituição imposto de renda
Consulta restituição imposto de renda

Receita Federal abre consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023: Descubra se você está entre os beneficiados! 

Como saber quando receber a restituição do Imposto de Renda 2023? 

A Receita Federal está disponibilizando a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Esse lote inclui também restituições de anos anteriores. O valor total a ser pago é de R$ 7,5 bilhões e beneficiará 4.129.925 contribuintes. Essa é a maior quantia já paga em um lote de restituição do IRPF.

Quem receberá nesse primeiro lote? Serão contemplados os contribuintes com prioridade, como os idosos acima de 80 anos (246.013 contribuintes), os que têm entre 60 e 79 anos (2.464.031 contribuintes), aqueles com deficiência física ou mental ou alguma doença grave (163.859 contribuintes), os professores cuja maior fonte de renda seja o magistério (1.052.002 contribuintes) e, por fim, aqueles que não têm prioridade legal, mas que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX (204.020 contribuintes).

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2023:

1º lote: 31 de maio 

2º lote: 30 de junho 

3º lote: 31 de julho 

4º lote: 31 de agosto 

5º lote: 29 de setembro

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), ir em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar a Restituição". Lá, serão encontradas instruções e os canais de atendimento para realizar a consulta, seja de forma simplificada ou completa, utilizando o extrato de processamento disponível no e-CAC. Se houver algum erro na declaração, é possível corrigi-lo por meio da retificação.

Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente as informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral do CPF.

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração, seja por depósito direto ou através do uso do PIX. Caso haja algum problema no crédito (por exemplo, se a conta informada estiver desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o crédito facilmente pelo Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB.

Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição dentro do prazo de um ano, ele deverá solicitá-lo através do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, na seção "Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda", clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Prazo de Entrega

Sua declaração de imposto de renda 2023 pode ser enviada entre 15 de março e 31 de maio de 2023. Se você está obrigado a entregar a declaração e perder o prazo, será cobrada multa pelo atraso.

Saiba mais em: Meu Imposto de Renda (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda)

Veja também: Imposto de Renda 2023: Datas de entrega quem deve declarar?