Quando volta as aulas de 2023 em São Paulo?
No calendário letivo de 2023 das escolas estaduais de São Paulo, as aulas têm início em 3 de fevereiro e se encerram em 15 de dezembro de 2023. O primeiro dia de atividades com alunos será dedicado ao acolhimento.
"Ano letivo de 2023 começa em 3 de fevereiro na rede estadual de São Paulo"
O recesso escolar dos estudantes acontece integralmente em julho do dia 3 ao 23, dentro deste período os docentes também terão 15 dias de férias (3 ao 17). O calendário também prevê reuniões de planejamento, nos dias 1 e 2 de fevereiro, e replanejamento, em 24 de julho.
Dividido em 2 semestres e 4 bimestres, ano possui 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacionais.
Confira o calendário letivo 2023 das Escolas Estaduais
Escolas Municipais: SME divulga calendário escolar para 2023
Para os alunos das escolas municipais de São Paulo, as aulas iniciam no dia 6 de fevereiro de 2023.
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo divulgou o calendário de atividades para 2023 na Rede Municipal de Ensino. Nas Unidades Educativas, as férias decorrem entre os dias 2 e 31 de janeiro, sendo que o ano letivo se inicia a 6 de fevereiro e vai até 21 de dezembro. O recesso escolar do meio do ano será de 10 a 21 de julho, e no final do ano de 22 a 29 de dezembro.
"O ano letivo nas escolas municipais se inicia a 6 de fevereiro e vai até 21 de dezembro de 2023. O recesso escolar do meio do ano será de 10 a 21 de julho, e no final do ano de 22 a 29 de dezembro"
O Calendário de Atividades 2023 deverá contemplar carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, 1.350 (mil trezentas e cinquenta) horas para o Ensino Médio/Ensino Médio Diurno Bilíngue e 1.050 (mil e cinquenta) horas para o Ensino Médio Diurno Bilíngue. horas-hora do Ensino Médio/Noturno Bilíngue, distribuídas em, no mínimo, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho pedagógico.
Material escolar para a volta às aulas 2023.
Planejar a compra dos itens da sua lista de material escolar é uma forma de evitar desequilíbrio no orçamento familiar. Muitas escolas disponibilizam a lista bem antes do retorno às aulas. A partir daí, o caminho leva a pesquisar preços para ter uma ideia de quanto vai gastar.
Se for muito apertado para o seu bolso, converse com seu professor sobre o que você usará no primeiro semestre. Dessa forma, você pode obter o resto mais tarde. No caso dos livros, por exemplo, vale procurar em sebos, pois não é difícil encontrar exemplares em ótimo estado. Ao analisar a obra, observe se as páginas estão completas, se há muitos itálicos e se é uma versão atualizada.
Além disso, embora seja normal querer que as crianças desenvolvam sua capacidade de escolha, levá-las para comprar materiais pode levar a situações delicadas. Isso ocorre porque um item com um personagem preferido das crianças nem sempre é o de melhor qualidade ou o mais barato.
Outros Estados:
Alguns estados já encerraram o período de matrículas para alunos que iniciarão na rede pública ou mudarão de escola; outros ainda estão em processo. Portanto, para que nenhuma informação importante escape, a dica é acompanhar as publicações da Secretaria de Educação do seu estado. Para ajudar, separamos alguns links abaixo:
- Acre: see.acre.gov.br
- Alagoas: www.educacao.al.gov.br
- Amapá: seed.portal.ap.gov.br
- Amazonas: www.seduc.am.gov.br
- Bahia: www.educacao.ba.gov.br
- Ceará: www.seduc.ce.gov.br
- Distrito Federal: www.educacao.df.gov.br
- Espírito Santo: sedu.es.gov.br
- Goiás: site.educacao.go.gov.br
- Maranhão: www.educacao.ma.gov.br
- Mato Grosso: www.seduc.mt.gov.br
- Mato Grosso do Sul: www.sed.ms.gov.br
- Minas Gerais: www2.educacao.mg.gov.br
- Pará: www.seduc.pa.gov.br
- Paraíba: pbeduca.see.pb.gov.br
- Paraná: www.educacao.pr.gov.br
- Pernambuco: www.educacao.pe.gov.br
- Piauí: www.seduc.pi.gov.br
- Rio de Janeiro: www.seeduc.rj.gov.br
- Rio Grande do Sul: educacao.rs.gov.br
- Rondônia: rondonia.ro.gov.br/seduc
- Santa Catarina: www.sed.sc.gov.br
- São Paulo: www.educacao.sp.gov.br
- Sergipe: www.seed.se.gov.br
- Tocantins: www.to.gov.br/seduc