Enem 2023: Resultado é divulgado nesta terça-feira; confira como consultar

15/01/2024
Enem 2023
Enem 2023
Enem 2023: Resultado sai nesta terça! Saiba como consultar suas notas e solicitar revisão.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será divulgado nesta terça-feira, 16 de janeiro de 2024, às 10h. Os candidatos poderão consultar suas notas na Página do Participante do Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Para acessar as notas, os candidatos deverão informar seu CPF e senha cadastrados no momento da inscrição. Caso não se lembre da senha, é possível recuperá-la no próprio site do Inep.


Ao acessar a Página do Participante, os candidatos poderão visualizar suas notas por área do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias) e por competências e habilidades, além da nota total do exame.


As notas do Enem são utilizadas para ingresso em universidades públicas e privadas do Brasil e para outros programas educacionais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).


Como acessar as notas do Enem 2023


  • Acesse a Página do Participante do Enem no site do Inep.
  • Informe seu CPF e senha cadastrados no momento da inscrição.
  • Clique em "Resultado".
  • Selecione o ano do exame.
  • Clique em "Visualizar".
  • Prazo para solicitar revisão das notas

Os candidatos que não concordarem com suas notas poderão solicitar revisão por meio da Página do Participante do Enem. O prazo para solicitar revisão é de até cinco dias úteis após a divulgação do resultado.


A solicitação de revisão será analisada pelo Inep, que poderá confirmar as notas ou alterá-las. O resultado da revisão será divulgado na Página do Participante do Enem.

Como usar as notas do Enem?

As notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas e privadas, além de outros programas educacionais, como o Sisu, o ProUni e o FIES.

Sisu

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação que seleciona estudantes para as universidades públicas. Para participar do Sisu, é necessário ter participado do Enem e obtido nota superior a zero na redação.

Os candidatos podem usar as notas do Enem para concorrer a vagas em cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.

ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudo parciais e integrais em universidades privadas. Para participar do ProUni, é necessário ter participado do Enem e obtido nota superior a zero na redação.

Os candidatos podem usar as notas do Enem para concorrer a bolsas de estudo em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.

FIES

O FIES é um programa do governo federal que concede financiamento estudantil para estudantes de graduação em universidades públicas e privadas. Para participar do FIES, é necessário ter participado do Enem e obtido nota superior a zero na redação.

Os candidatos podem usar as notas do Enem para concorrer a financiamento estudantil para cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas e privadas.

Treineiros Enem 2023

Os treineiros são candidatos que não estão no último ano do ensino médio e que participam do Enem apenas para treinar para o exame. Os treineiros não podem usar as notas do Enem para ingresso em universidades ou outros programas educacionais.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um método estatístico utilizado para calcular as notas do Enem. A TRI leva em consideração o nível de dificuldade da questão e o desempenho dos candidatos em outras questões.


Veja também: 10 Erros Comuns na Redação do Enem: Dicas para Evitar!