Dia do Samba: história, origem e comemorações
A comemoração do Dia Nacional do Samba acontece no dia 2 de dezembro. É um dia em que se comemora parte da história do ritmo brasileiro.
Samba é uma dança tradicional brasileira, música e estilo de vestir. A palavra samba significa "esfregar" ou "juntar". Refere-se à influência africana na cultura brasileira. Em todo o mundo, as pessoas celebram a herança cultural do Brasil dançando samba. No Brasil, a maior cidade do país, o Rio de Janeiro, recebe o maior desfile anual de samba. A cada ano, mais de 2 milhões de pessoas comparecem a este evento.
Samba é um tipo de dança; é também um tipo de música e estilo de roupa. A dança foi inicialmente realizada por trabalhadores em seu dia de folga. Começou no século 19 como uma dança afro-brasileira chamada baião. Mais tarde, tornou-se um estilo de música popular nos carnavais e festivais de rua do Brasil. A palavra "samba" tem origem africana e brasileira. O samba está associado ao Rio de Janeiro, a cidade com o maior desfile de samba de todos. O dançarino do início do século 20, Lula Lolo, ajudou a popularizar o samba como o conhecemos hoje. Embora existam muitas variações de danças de samba, elas geralmente envolvem movimentos animados e acrobacias.
O samba tem raízes africanas e se refere ao processo de dois elementos rítmicos se esfregando para criar um novo som. Isso se refere a como os africanos influenciaram a cultura brasileira através da música e da dança quando vieram trabalhar no Brasil. Muitas canções de samba têm letras ou títulos africanos que se referem à África. Por exemplo, uma canção famosa é intitulada "Marinheiro de Cabinda", que homenageia um marinheiro de Cabinda em Angola, uma colônia portuguesa na época. Além disso, muitas fantasias de samba são desenhadas com padrões e cores africanas. Isso destaca a influência que as culturas africanas tiveram na cultura brasileira por meio dessa forma de dança.
A lei que instituiu o Dia do Samba foi aprovada em 1964 pelo governo do estado da Guanabara (agora parte do atual estado do Rio de Janeiro). Isso ocorreu como forma de homenagear o sambista Ary Barroso, o calendário da Guanabara registra a data. As celebrações em homenagem ao samba agora acontecem em todo o Brasil; essas comemorações são especialmente grandes no Rio de Janeiro, onde se originou e é mais popular hoje.
O samba é uma parte essencial da cultura brasileira que levou a apreciação mundial por seus estilos tradicionais de música e dança. Todos podem apreciar e participar desta forma de arte quando sintonizam seu desfile de samba local todos os anos!
Fonte: Wikipédia