Despedida de Pelé: uma homenagem ao eterno rei do futebol

29/12/2022
Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé.
Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé.

O maior atleta do esporte brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, morreu aos 82 anos no dia 29 de dezembro de 2022. Ele foi apelidado de "O Rei do Futebol" pelos feitos alcançados no futebol. Ele marcou um recorde de 1.281 gols em toda a sua carreira. Aos 17 anos, levou o Brasil ao seu primeiro título mundial. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Futebol Nacional em 1970 e no Hall da Fama do Esporte Internacional em 1993.

Pelé começou sua carreira no Santos Futebol Clube quando tinha 15 anos. Em 1961, ele marcou seu primeiro gol pelo Brasil em uma partida contra a Argentina. Em 1962, ele liderou sua equipe para ganhar o troféu Jules Rimet - o precursor da atual Copa do Mundo da FIFA. Em 1967, ele se tornou o primeiro jogador internacional a aparecer em um selo postal. 

Durante sua carreira no Santos FC de 1956 a 1974, ele conquistou oito campeonatos brasileiros e duas taças da CONCACAF. Ele também detém o recorde mundial de mais gols em uma única temporada, com 77, muito mais do que os 73 gols de Lionel Messi na temporada 2012-2013. De acordo com a ESPN, Pelé foi descrito como "o maior jogador de futebol de todos os tempos" e "um campeão sublime. . . que inspirou e enfeitiçou fãs em todo o mundo. . . [e] ajudou a transformar o futebol em um jogo global". Ele é cidadão honorário de São Paulo, Nova York e de sua cidade natal, Três Corações. Em 2000, seu legado o levou a ser nomeado "Atleta do Século" pelo Comitê Olímpico Internacional. Em 2010, a FIFA o proclamou um dos 11 jogadores que mais influenciaram o futebol de associação tanto quanto Diego Maradona e o próprio Pelé afirmou que Maradona é um de seus ídolos junto com Mohammed Ali e Eusébio. Em 2014, seu número total de seguidores nas redes sociais ultrapassou os de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, com mais de 76 milhões de curtidas no Facebook.

Pelé se despediu dos gramados em 1977, em jogo do Cosmos contra o Santos, nos Estados Unidos. A partida contou com a presença de artistas, políticos e personalidades mundiais. O Rei jogou o primeiro tempo com a camisa do Cosmos e o segundo tempo com a camisa do Santos. Segundo o Guinness Book (Livro dos Recordes), Pelé marcou 1281 gols em sua carreira, sendo o maior artilheiro da história do futebol. 

Embora muitos questionassem se ele poderia ou não corresponder às expectativas após sua breve aposentadoria do futebol aos 31 anos - incluindo o próprio Pelé - mas depois de voltar a jogar por apenas três anos depois disso, ficou claro que ninguém poderia substituí-lo em campo ou como um ícone internacional fora dele. No final das contas, levará décadas até que outro jogador de futebol próximo ao nível de habilidade de Pelé assumisse sua coroa como a maior lenda viva do esporte.

Velório de Pelé será na segunda-feira 02/12/2022 na Vila Belmiro, em Santos. 

O Rei do Futebol será velado no estádio da Vila Belmiro, em Santos, a partir das 10h do dia 02/12/2022 e vai até terça-feira (03/12/2022), quando o caixão sai em cortejo pelas ruas da cidade, segundo a equipe santista. O velório será aberto.

Fontes: Wikipédia, Portal UOL, ESPN.