Como estudar para o Concurso Público
Com a abertura do Edital para a inscrições de um concurso público, é hora de detalhar as dicas e necessidades de aprendizado de todas elas para você.
Cada Concurso Público tem suas peculiaridades, pois são campos muito diferentes e vagas de trabalho diferentes. Isso terá um grande impacto na quantidade de material a estudar, mas não na sua qualidade, que deve ser sempre alta. Uma das principais necessidades dos candidatos ao estudar para o concurso é a vontade. É inútil começar a fazer isso sem se lembrar de todo o esforço que será necessário ao longo do caminho. É um longo caminho para chegar lá, e existem outros (milhares) iguais a você, então sem sua perseverança não haveria resultado: seu novo emprego. Outro ponto muito importante é a disciplina. Não há pesquisa sem ele, e não há bons resultados com ele.
Outro ponto muito importante é a disciplina. Sem ela, não haveria pesquisa e, com ela, não haveria bons resultados. É importante ter um horário, uma agenda, uma organização que te permita levantar de manhã para estudar, ou chegar em casa depois de um dia cansativo e sentar e ler os materiais solicitados no edital. Não saia com os amigos, nem fique em casa com sua namorada/esposa, e se dedicar ao jogo não é para qualquer um. Exige muita dedicação e um olhar aguçado. Isso não quer dizer que você não pode ter tempo livre, mas eles podem ser controlados. Esse controle tem que vir de você. Uma vez que esses dois aspectos são apresentados a você, o resto é muito mais simples. Porque eles se resumem aos tópicos que são necessários para a própria posição escolhida. Também é possível ter um ambiente de estudo agradável e tranquilo sem interrupções.
Fazer um Curso Preparatório ou Estudar por conta?
É uma pergunta que paira entre vários candidatos. Mas isso é algo que só os próprios alunos podem dizer. Isso porque algumas pessoas podem estudar em casa, com a organização necessária, é melhor estudar sozinho. Outros, no entanto, têm dificuldade de concentração e acabam se distraindo com as atividades diárias, exigindo que outros facilitem seu aprendizado. Esses cursos são uma ótima maneira de se dedicar e focar nesta pesquisa. Além do vestibular, há também cursos de competição dedicados. Muitos deles são pagos, o que acaba incorrendo em custos que os candidatos muitas vezes não podem arcar. Mas alguns deles são gratuitos e nem podem ser chamados de cursinhos, são mais para grupos de estudo. Estes são completamente factíveis quando você tem um arquivo de configuração para ele. Um grupo de estudo pode consistir de amigos ou conhecidos que planejam fazer o teste.
5 Dicas de como se organizar para estudar para o Concurso Público
- Estabeleça seus objetivos: Geralmente este é o dia da corrida, o primeiro teste. No entanto, caso o anúncio não tenha sido feito, pode ser uma data aleatória, como para coincidir com uma previsão de notícias sobre o lançamento do jogo.
- Prepare um calendário: Você pode começar pelo seu mês, lembre-se de anotar domingos e feriados, overdose não é uma opção.
- Marque seus compromissos fixos: horário de trabalho ou horário escolar, determine o tempo de estudo para o resto do dia (lembre-se que você come, se transporta e dorme bem)
- Comece todos os dias com 1h30: Não adianta começar com uma carga de trabalho alta se você estiver cansado demais para fazer qualquer coisa no dia seguinte, comece o processo aos poucos e aumente seu tempo de estudo.
- Matérias separadas: tente estudar suas matérias favoritas e matérias não tão boas no mesmo dia para evitar as consequências autossabotadoras de "é matemática hoje, vou dormir".
Com essas dicas, fica mais fácil estudar e se manter focado/focada nos estudos até o dia da prova.