12 Termos Educacionais Modernos: Como Aplicá-los na Rotina Escolar

27/09/2023

A educação está em constante evolução, e com isso, surgem novos termos e conceitos que moldam a maneira como aprendemos e ensinamos. Neste artigo, vamos explorar 12 termos educacionais modernos, explicando cada um deles de forma simples e mostrando como podem ser aplicados na rotina escolar.

1. Conceito de Big Data na Educação

Conceito de Big Data
Conceito de Big Data

O que é?

Big data é um termo usado para descrever grandes conjuntos de dados que são difíceis de processar e analisar usando métodos tradicionais. Esses dados podem ser coletados de uma variedade de fontes, incluindo dispositivos móveis, mídias sociais e sensores.

Como aplicar na rotina escolar?

A Big data pode ser usada na educação para melhorar a compreensão dos alunos, personalizar o aprendizado e identificar alunos com necessidades especiais.

Por exemplo, a big data pode ser usada para rastrear o progresso dos alunos em um curso. Isso pode ajudar os professores a identificar áreas onde os alunos estão tendo problemas e fornecer ajuda extra.

A Big data também pode ser usada para criar cursos personalizados para alunos com diferentes necessidades. Por exemplo, um aluno que tem dificuldade em aprender matemática pode ser direcionado para um curso que usa um método de ensino diferente.

2. MOOCs: Cursos Online Abertos e Massivos

Massive Open Online Courses (MOOCs)
Massive Open Online Courses (MOOCs)

O que é?

MOOCs, ou cursos online abertos e massivos, são cursos que são oferecidos gratuitamente pela internet. Eles são abertos a qualquer pessoa, independentemente de sua localização ou nível de experiência.

Como aplicar na rotina escolar?

Os MOOCs podem ser usados na educação para oferecer aos alunos acesso a cursos de alta qualidade que não estariam disponíveis em sua escola. Eles também podem ser usados para complementar o aprendizado tradicional.

Por exemplo, um aluno pode assistir a um MOOC sobre um tópico que está sendo estudado em sua classe. Isso pode ajudá-lo a aprender mais sobre o tópico e a participar mais ativamente na sala de aula.

Os MOOCs também podem ser usados para capacitar professores. Os professores podem assistir a MOOCs para aprender novas metodologias de ensino ou para se atualizar sobre um tópico específico.

3. Recursos Educacionais Abertos (REAs)

Recursos Educacionais Abertos (REAs)
Recursos Educacionais Abertos (REAs)

O que é?

REAs, ou recursos educacionais abertos, são materiais de ensino que são gratuitos para serem usados, compartilhados e adaptados. Eles podem incluir livros, artigos, vídeos, software e outros materiais.

Como aplicar na rotina escolar?

Os REAs podem ser usados na educação para tornar o aprendizado mais acessível e flexível. Eles também podem ser usados para promover a colaboração entre alunos e professores.

Por exemplo, um professor pode usar REAs para criar um curso personalizado para seus alunos. Ele também pode usar REAs para orientar os alunos em projetos de pesquisa.

Os REAs também podem ser usados para criar comunidades de aprendizagem online. Essas comunidades podem fornecer aos alunos um espaço para compartilhar ideias, fazer perguntas e obter ajuda.

4. Realidade Virtual na Educação

Realidade Virtual na Educação
Realidade Virtual na Educação

O que é?

Realidade virtual (RV) é uma tecnologia que permite aos usuários experimentar um ambiente simulado. Isso é feito usando um headset VR, que projeta imagens e sons em um ambiente virtual.

Como aplicar na rotina escolar?

A Realidade virtual (RV) pode ser usada na educação para tornar o aprendizado mais envolvente e realista. Ela também pode ser usada para promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

Por exemplo, um aluno pode usar Realidade virtual (RV) para visitar um museu ou explorar um corpo humano. Isso pode ajudá-lo a aprender mais sobre o mundo e a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico.

A Realidade virtual (RV) também pode ser usada para criar experiências imersivas que ajudam os alunos a se conectar com o conteúdo. Por exemplo, um aluno pode usar Realidade virtual (RV) para participar de uma simulação de um desastre natural. Isso pode ajudá-lo a entender os efeitos de um desastre e a desenvolver habilidades de resposta a emergências.

5. Ensino Híbrido

Ensino Híbrido
Ensino Híbrido

O que é?

Ensino híbrido é uma abordagem educacional que combina elementos de ensino presencial com elementos de ensino online. Isso pode ser feito usando uma variedade de tecnologias, como computadores, tablets e smartphones.

Como aplicar na rotina escolar?

O ensino híbrido pode ser usado na educação para tornar o aprendizado mais flexível e acessível. Ele também pode ser usado para promover a colaboração entre alunos e professores.

Aqui está um exemplo de como aplicar o ensino híbrido na sala de aula:

Professor: Um professor de história está ensinando sobre a Revolução Francesa. Ele começa com uma aula online na qual apresenta os principais conceitos e eventos da revolução. Os alunos assistem à aula online em casa e, em seguida, participam de uma discussão em sala de aula sobre o que aprenderam.

Aula online: O professor apresenta os principais conceitos e eventos da Revolução Francesa usando um vídeo, slides e atividades interativas. Os alunos podem pausar o vídeo, rever as slides e participar das atividades no seu próprio ritmo.

Discussão em sala de aula: Os alunos se reúnem em grupos para discutir o que aprenderam na aula online. O professor circula pelos grupos para fornecer orientação e feedback.

Este exemplo mostra como o ensino híbrido pode ser usado para complementar o ensino tradicional. A aula online fornece aos alunos um bom entendimento dos principais conceitos da Revolução Francesa. A discussão em sala de aula permite que os alunos compartilhem suas ideias e explorem os conceitos em profundidade.

Aqui está outro exemplo de como aplicar o ensino híbrido na sala de aula:

Professor: Um professor de matemática está ensinando sobre equações. Ele começa com uma aula presencial na qual apresenta os conceitos básicos de equações. Em seguida, os alunos trabalham em atividades online para praticar o que aprenderam.

Aula presencial: O professor apresenta os conceitos básicos de equações usando uma apresentação e atividades interativas. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.

Atividades online: Os alunos trabalham em atividades online para praticar o que aprenderam na aula presencial. As atividades podem ser baseadas em jogos, simulações ou desafios.

Este exemplo mostra como o ensino híbrido pode ser usado para substituir o ensino tradicional. A aula presencial fornece aos alunos um bom entendimento dos conceitos básicos de equações. As atividades online permitem que os alunos pratiquem o que aprenderam e recebam feedback imediato.

É importante ressaltar que esses são apenas dois exemplos de como aplicar o ensino híbrido na sala de aula. Existem muitas outras maneiras de usar o ensino híbrido para tornar o aprendizado mais eficaz e envolvente.

6. Rotação por Estações de Aprendizagem

O que é?

Rotação por estações de aprendizagem é uma estratégia de ensino que divide a classe em grupos pequenos que se movem de estação em estação para aprender diferentes conceitos ou habilidades. Cada estação é supervisionada por um professor ou assistente de ensino.

Como aplicar na rotina escolar?

A rotação por estações de aprendizagem pode ser usada na educação para tornar o aprendizado mais ativo e envolvente. Ela também pode ser usada para promover a colaboração entre alunos.

Por exemplo, uma classe de matemática pode ser dividida em grupos pequenos que se movem entre estações para aprender sobre diferentes tópicos, como frações, números decimais e equações.

A rotação por estações de aprendizagem também pode ser usada para personalizar o aprendizado. Os alunos podem escolher as estações que são mais adequadas para suas necessidades e interesses.

7. Sala de Aula Invertida

O que é?

Sala de aula invertida é uma estratégia de ensino que inverte o processo tradicional de ensino. Em vez de os alunos aprenderem novos conceitos em sala de aula, eles fazem isso em casa, usando vídeos, leituras ou outros materiais online. Em sala de aula, os alunos trabalham em atividades práticas ou colaborativas para consolidar o aprendizado.

Como aplicar na rotina escolar?

A sala de aula invertida pode ser usada na educação para tornar o aprendizado mais ativo e envolvente. Ela também pode ser usada para promover a aprendizagem independente.

Por exemplo, um professor de história pode postar vídeos online sobre um tópico histórico. Em sala de aula, os alunos podem trabalhar em projetos ou atividades para aplicar o que aprenderam.

A sala de aula invertida também pode ser usada para personalizar o aprendizado. Os alunos podem escolher as atividades que são mais adequadas para suas necessidades e interesses.

8. Ensino Adaptativo

O que é?

Ensino adaptativo é um sistema de ensino que utiliza a tecnologia para personalizar o aprendizado de cada aluno. O sistema usa dados sobre o desempenho do aluno para ajustar o conteúdo e as atividades de ensino.

Como aplicar na rotina escolar?

O ensino adaptativo pode ser usado na educação para tornar o aprendizado mais eficaz e eficiente. Ele também pode ser usado para atender às necessidades de alunos com diferentes níveis de aprendizagem.

Por exemplo, um aluno que tem dificuldade em aprender um conceito pode receber atividades e exercícios personalizados que o ajudem a entender o conceito.

O ensino adaptativo também pode ser usado para fornecer feedback individualizado aos alunos. Os alunos podem receber feedback sobre seu desempenho em tempo real, o que os ajuda a aprender e melhorar.

9. Peer to Peer: Aprendizado entre Pares.

O que é?

Peer to peer (P2P) é uma abordagem de ensino que usa a colaboração entre alunos para promover o aprendizado. Os alunos trabalham juntos em projetos, atividades ou tarefas para aprender uns com os outros.

Como aplicar na rotina escolar?

O P2P pode ser usado na educação para tornar o aprendizado mais ativo e envolvente. Ele também pode ser usado para promover o desenvolvimento de habilidades de colaboração e pensamento crítico.

Por exemplo, um grupo de alunos pode trabalhar juntos em um projeto de pesquisa. Eles podem compartilhar ideias, conhecimentos e habilidades para produzir um trabalho de alta qualidade.

O P2P também pode ser usado para promover a inclusão. Os alunos podem trabalhar juntos para aprender uns com os outros, independentemente de suas habilidades ou experiências.

10. Gamificação na Educação

Gamificação na Educação
Gamificação na Educação

O que é?

Gamificação é o uso de elementos de jogos em contextos não-jogos. Esses elementos podem incluir pontos, recompensas, níveis e desafios. 

Como aplicar na rotina escolar?

A gamificação pode ser usada na educação para tornar o aprendizado mais divertido e motivador. Ela também pode ser usada para promover o envolvimento dos alunos.

Por exemplo, um professor pode usar um sistema de recompensas para incentivar os alunos a completar tarefas ou atividades. Ele também pode usar jogos para ensinar conceitos ou habilidades.

A gamificação também pode ser usada para personalizar o aprendizado. Os alunos podem escolher desafios ou atividades que são mais adequadas para suas necessidades e interesses.

11. Aprendizagem Maker

Aprendizagem Maker
Aprendizagem Maker

O que é?

Aprendizagem Maker é uma abordagem de ensino que incentiva os alunos a criar, inventar e resolver problemas. Essa abordagem é baseada na ideia de que os alunos aprendem melhor quando são ativos e envolvidos no processo de aprendizagem. 

Como aplicar na rotina escolar?

A aprendizagem Maker pode ser aplicada na rotina escolar de várias maneiras. Uma abordagem é usar a aprendizagem Maker para complementar o ensino tradicional. Por exemplo, um professor pode usar projetos Maker para aplicar conceitos aprendidos em sala de aula.

Outra abordagem é usar a aprendizagem Maker para substituir o ensino tradicional. Por exemplo, um professor pode usar um currículo Maker para ensinar um tópico específico.

Aqui estão algumas dicas para aplicar a aprendizagem Maker na rotina escolar:

  • Forneça aos alunos os recursos e ferramentas necessários. Os alunos precisam de acesso a materiais, ferramentas e equipamentos para criar projetos Maker.
  • Incentive a colaboração. A aprendizagem Maker é mais eficaz quando os alunos trabalham juntos para resolver problemas.
  • Ofereça orientação e feedback. Os professores precisam fornecer orientação e feedback aos alunos para ajudá-los a aprender e crescer.

A aprendizagem Maker pode oferecer uma série de benefícios para os alunos, incluindo:

  • Desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Desenvolvimento de habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento de habilidades de criatividade e inovação.

A aprendizagem Maker é uma tendência educacional em ascensão. À medida que as escolas continuam a adotar essa abordagem, os alunos terão mais oportunidades de aprender e crescer de maneiras significativas.

Exemplos de aplicação da aprendizagem Maker na rotina escolar:

  • Projeto de robótica: Os alunos podem construir robôs para realizar tarefas ou competir em desafios.
  • Projeto de programação: Os alunos podem criar jogos, aplicativos ou outras formas de software.
  • Projeto de design: Os alunos podem criar produtos ou artefatos para resolver problemas ou atender a necessidades específicas.
  • Projeto de engenharia: Os alunos podem construir estruturas ou dispositivos para atender a propósitos específicos.
  • Projeto de ciência: Os alunos podem realizar experimentos ou criar projetos para aprender sobre conceitos científicos.

É importante ressaltar que esses são apenas alguns exemplos de como aplicar a aprendizagem Maker na rotina escolar. Existem muitas outras maneiras de usar essa abordagem para tornar o aprendizado mais eficaz e envolvente.

12. Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL)

Aprendizagem Baseada em Projetos
Aprendizagem Baseada em Projetos

O que é?

Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) são duas abordagens de ensino que envolvem os alunos em atividades práticas e envolventes. Ambas as abordagens são baseadas na ideia de que os alunos aprendem melhor quando são ativos e envolvidos no processo de aprendizagem.

PBL é uma abordagem de ensino que se concentra em um projeto ou produto que os alunos desenvolvem ao longo de um período. Os alunos trabalham em equipe para identificar um problema, desenvolver soluções e implementar essas soluções.

ABP é uma abordagem de ensino que se concentra em um problema ou questão que os alunos exploram ao longo de um período. Os alunos trabalham em equipe para identificar o problema, pesquisar soluções e apresentar suas conclusões.

Como aplicar Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na rotina escolar

Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) podem ser aplicados na rotina escolar de várias maneiras. Uma abordagem é usar PBL ou ABP para complementar o ensino tradicional. Por exemplo, um professor pode usar um projeto PBL para aplicar conceitos aprendidos em sala de aula.

Outra abordagem é usar PBL ou ABP para substituir o ensino tradicional. Por exemplo, um professor pode usar um currículo PBL para ensinar um tópico específico.

Aqui estão algumas dicas para aplicar PBL e ABP na rotina escolar:

  • Selecione um problema ou projeto que seja relevante para os alunos. O problema ou projeto deve ser algo que os alunos possam se relacionar e que eles achem interessante.
  • Defina objetivos claros para o projeto. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
  • Forneça aos alunos os recursos e ferramentas necessários. Os alunos precisam de acesso a materiais, ferramentas e equipamentos para concluir o projeto.
  • Incentive a colaboração. PBL e ABP são mais eficazes quando os alunos trabalham juntos.
  • Ofereça orientação e feedback. Os professores precisam fornecer orientação e feedback aos alunos para ajudá-los a aprender e crescer.

Benefícios da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

PBL e ABP podem oferecer uma série de benefícios para os alunos, incluindo:

  • Desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Desenvolvimento de habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento de habilidades de criatividade e inovação.
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação e apresentação.

Exemplos de aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na rotina escolar

  • Projeto de pesquisa: Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre um tópico de interesse para eles.
  • Projeto de design: Os alunos podem criar um produto ou serviço para resolver um problema.
  • Projeto de serviço: Os alunos podem trabalhar em um projeto para ajudar a comunidade.
  • Projeto de empreendedorismo: Os alunos podem iniciar um negócio ou organização.

É importante ressaltar que esses são apenas alguns exemplos de como aplicar PBL e ABP na rotina escolar. Existem muitas outras maneiras de usar essas abordagens para tornar o aprendizado mais eficaz e envolvente.

Principais diferenças entre Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

A principal diferença entre Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é o foco da atividade. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) se concentra na criação de um produto ou projeto, enquanto Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) se concentra na resolução de um problema ou questão.

Outra diferença é a estrutura da atividade. A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) geralmente segue uma estrutura mais linear, com os alunos trabalhando em etapas sucessivas para concluir o projeto. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) geralmente segue uma estrutura mais flexível, com os alunos trabalhando em etapas interdependentes para resolver o problema.

Embora existam diferenças entre Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ambas as abordagens são eficazes para promover o aprendizado ativo e envolvente.

Redação Pro Atitude Educacional

Veja também: Educação 4.0: Como Integrar Tecnologia para uma Aprendizagem Personalizada