8 Pensadores que influenciaram o pensamento educacional moderno
Se você é apaixonado por pedagogia, não deve deixar de ler esses autores que marcaram a história do ensino.
Jean Piaget (1896-1980)
Jean William Fritz Piaget Epistemólogo, psicólogo e biólogo suíço, criador da epistemologia genética e famoso por suas contribuições no campo da psicologia genética, por seus estudos sobre a infância e por sua teoria do desenvolvimento cognitivo.
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Jean Rousseau escritor, filósofo e músico franco-helvético definido como um homem esclarecido; apesar das profundas contradições que o separavam dos principais representantes do Iluminismo, as ideias políticas de Rousseau influenciaram muito a Revolução Francesa, o desenvolvimento das teorias republicanas e o crescimento do nacionalismo.
Sua herança como pensador radical e revolucionário é provavelmente melhor expressa em suas duas frases mais famosas, uma contida em O Contrato Social : "O homem nasce livre, mas em toda parte está acorrentado" ; o outro, contido em seu Emílio, ou Da educação: "O homem é bom por natureza", daí a sua ideia da possibilidade de uma educação moderna, onde será necessário romper com os paradigmas e dogmas que o próprio homem inventou.
Immanuel Kant (1724-1804)
Immanuel Kant Filósofo prussiano do Iluminismo. Ele é o primeiro e mais importante representante da crítica e precursor do idealismo alemão e é considerado um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e da filosofia universal. Entre seus escritos mais destacados está a Crítica da Razão Pura . empirismo e racionalismo.
Sua obra mais conhecida é a "Crítica da Razão Pura". Kant também é considerado uma figura central da filosofia moderna. Ele insistiu que os conceitos humanos e outras categorias estruturam nossa visão do mundo e suas leis que, segundo ele, é a razão, ou a principal fonte da moralidade. Hoje, as ideias de Kant continuam ocupando um lugar influente no pensamento contemporâneo. Isso é especialmente verdadeiro em campos importantes como ética, metafísica, epistemologia, estética e filosofia política.
Francis Bacon (1561 - 1626)
É considerado o pai do empirismo. Suas obras e pensamentos exerceram uma influência decisiva no desenvolvimento do método científico.
Ele se propôs acima de tudo a reorganizar o método de estudo científico. Ele percebeu que o raciocínio dedutivo e o raciocínio indutivo, eliminando qualquer noção preconcebida do mundo, poderiam e deveriam ser estudados pelo homem e seu ambiente por meio de observações detalhadas e controladas. O avanço do conhecimento (1605), e Novum Organum ou Indicações relativas à interpretação da natureza (1620).
Paulo Reglus Neves Freire (1921 - 1997)
Paulo Freire situou-se em/a partir de uma posição epistemológica que conseguiu estabelecer a relação entre teoria e prática como um todo, desenvolvendo um corpo de conhecimento sólido, que é reconhecido em diferentes partes do mundo como um pensamento original que, não só foi e continua sendo útil para o povo do Brasil, mas teve e continua tendo um impacto universal. Sua pedagogia é muito mais que um método de alfabetização de adultos, é uma proposta que busca a mudança radical da sociedade, que busca transformar as relações de convivência social. Para ele, era necessário que tanto "oprimidos quanto opressores" se libertassem, por meio do diálogo consciente sobre a realidade em que se encontram imersos. Sua proposta não é apenas pedagógica, mas também política.
Jean-Ovide Decroly (1871 -1932)
Ovide Décroly (1871-1932), médico belga, introduziu a relação entre globalização e interesses. Ele concentra seus estudos na análise da percepção das crianças .
A partir dos interesses das crianças, explica os procedimentos de captação de sua realidade, que se dão por meio das totalidades. Na mesma linha, Decroly afirma que é preciso aplicar métodos educativos que estejam em sintonia com a forma como os indivíduos percebem o mundo.
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934)
Lev Vygotsky (1896-1924) enfatizou ao longo de sua obra a importância do meio ambiente no desenvolvimento das crianças, contrariando a teoria defendida por Piaget. O autor considera o ambiente social como peça chave no processo de aprendizagem.
Célestin Baptistin Freinet (1896-1966)
Celestin Freinet (1896-1966) foi um professor francês que criou a nova escola . Propõe uma pedagogia ligada diretamente aos interesses das crianças, colocando-as em um papel ativo.
É construída uma escola que leva em conta a vida familiar e a da cidade, gerando uma pedagogia única que vincula a escola ao meio social . Freinet é o criador de atividades artísticas para motivação e expressão.