Principais Métodos de Alfabetização e Letramento

14/12/2022
Principais Métodos de Alfabetização e Letramento
Principais Métodos de Alfabetização e Letramento

O processo de alfabetização e letramento exige muito esforço, tanto da criança que está sendo alfabetizada quanto dos adultos que a cercam. É necessário um mutirão integrado entre escola e família para que a alfabetização ocorra de forma efetiva. Afinal, esses são os ambientes mais frequentados pelas crianças nessa fase e esses adultos são suas referências.

Mas o processo de alfabetização e letramento não é apenas registrar letras e juntar sílabas. Vai muito além disso e abrange uma série de habilidades e habilidades sociais relacionadas à escrita e à leitura. É preciso que a criança saiba interpretar significados e compreender diferentes contextos por meio das experiências promovidas durante o processo de alfabetização e letramento. Nessa fase, é muito comum que pais e educadores pesquisem muito sobre métodos e técnicas para introduzir a criança no mundo letrado, além de promover a alfabetização e alfabetização.

Existem 2 conjuntos de métodos de alfabetização:

  • Métodos sintéticos
  • Métodos analíticos

Os métodos sintéticos são aqueles que têm um foco maior em analisar o sistema linguístico a partir da escrita. Eles começam com a letra, passam pela sílaba e, por fim, exploram o som das palavras. Os métodos analíticos acreditam que a criança primeiro percebe o contexto e depois busca entender palavras, sílabas e sons. Ou seja, nesses métodos, a criança deve compreender os significados no contexto em que está inserida.

No método sintético, podemos encontrar:

Método Alfabético: é o método mais comum, onde a criança primeiro aprende os nomes das letras do alfabeto para, em um segundo momento, fazer as combinações silábicas e montar as palavras.

Silábico: neste método a criança aprende as famílias de sílabas antes de compreender as palavras.

Fônico: no método fônico, a criança aprende associando sons e palavras. Vogais são ensinadas, depois consoantes, depois sílabas e palavras.

Quanto aos métodos analíticos, pode-se explorar:

Redação: esse método é muito simples, pois explora palavras comuns e busca fazer com que a criança reconheça o som dessas palavras.

Sentenciar: Sentenciar, como o nome indica, faz parte de um processo de aprendizagem que começa com frases inteiras, explorando a memorização.

Global: este método primeiro apresenta estruturas de texto com começo, meio e fim. Também é conhecido como o método de contar histórias.

Autor: Robson Silva