Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA)

05/11/2022
Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA)
Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA)

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) são recursos digitais que auxiliam no processo de ensino presencial e a distância, são definidos em vários tipos, incluindo: vídeo, animação, imagem, simulação, software educacional, hipertexto, jogos, infográficos, páginas web para ensino e aprendizagem.

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) são unidades digitais que podem ser reutilizadas para dar suporte a qualquer aprendizado baseado em tecnologia. Qualquer conteúdo didático pode ser utilizado desde que seja criado um cenário para ele. Esses recursos funcionam como "facilitadores" do processo ensino-aprendizagem; também contribuem para a criação de novas abordagens para a construção do conhecimento.

Para alcançar a aprendizagem significativa, os ODA são recomendados. Existem várias definições de objetos de aprendizagem, mas pode-se dizer que são recursos digitais interativos como: simuladores, tutoriais, hipertexto, vídeo, áudio etc.

De acordo com a última definição do Ministério da Educação (MEC): Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) são definidos como todo conteúdo multimídia utilizados no processo de ensino e aprendizagem, divididos em quatro categorias: audiovisual, videogames educativos, simuladores e infográficos animados; ainda, eles podem combinar várias categorias são agrupadas no mesmo objeto (hipermídia). Esses ODAs podem ser usados ​​para ensino remoto ou presencial, laboratórios de informática e até salas de aula, usando notebook e projetor. Além disso, muitos alunos navegam na Internet em seus celulares, e todos os dispositivos tecnológicos disponíveis devem ser utilizados pelos professores.

Tipos de objetos digitais de aprendizagem?

Vídeo, texto, imagens, jogos, infográficos, animações, simulações ou outros podem ser usados para apoiar os estudos.

Quais são os benefícios?

O uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) como ferramentas educacionais ajuda os educadores a concluir suas tarefas mais rapidamente. Isso ocorre porque os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) fornecem mais opções de pesquisa, informações adicionais de notícias científicas e ferramentas educacionais adicionais.

Ao utilizar o Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) em relação ao aluno, os professores podem visualizar com mais facilidade os processos que estudam por meio dos avanços tecnológicos. Anteriormente, isso era difícil de fazer usando apenas o quadro-negro e o livro didático. Os avanços tecnológicos trouxeram muitos benefícios às práticas pedagógicas. No entanto, cabe aos professores tornarem-se mais inventivos em encontrar maneiras de criar lições significativas e motivar os alunos e a si mesmos durante o processo de aprendizagem


Como usar?

OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM (ODA) pode ser usado como parte de um caminho de método definido pelo professor para um assunto para promover a compreensão de conceitos e fenômenos. Nesse sentido, os professores podem incluir objetos digitais de aprendizagem em pesquisas de conteúdo específico ou em diferentes contextos de ensino, como em práticas de revisão de conteúdo ou exercícios colaborativos. A coisa mais importante a lembrar é que ingressar na OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM (ODA) promove a motivação do aluno, o que, no que lhe concerne, promove uma aprendizagem eficaz e significativa.

Onde posso encontrá-los?

Se um professor estiver interessado em usar OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM (ODA) de prateleira, ele pode usar a base de conhecimento na internet, onde diferentes tipos de OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM (ODA) podem ser encontrados.

Aqui estão alguns exemplos de repositórios:


Como você deve ter notado, os benefícios das TIC na educação são enormes. Por isso é tão importante que todos os agentes da educação os compreendam e busquem incorporá-los à educação.

Agora que você já sabe o que são as OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM (ODA), sua importância para a educação, e conhece seus diversos tipos e benefícios, pode entender melhor o papel do professor diante da tecnologia educacional.

Autor: Robson Silva

Referências:

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, D. A. (org.). The instructional use of learning objects. Bloomington: AECT, 2002. Disponível em: https://www.reusability.org/read/. Acesso em: novembro de 2022.