Dicas para os pais apoiarem a aprendizagem em casa

12/07/2021
Dicas para os pais apoiarem a aprendizagem em casa
Dicas para os pais apoiarem a aprendizagem em casa

Como professores e pais, estamos todos nos sentindo oprimidos pelas notícias sobre o COVID-19 e os efeitos em nossa vida cotidiana. Mas, apoiar a aprendizagem e manter um senso de normalidade e rotina para as crianças é importante, especialmente durante o período de fechamento da escola. Como escolas e professores estão trabalhando rapidamente para criar planos de ensino à distância, os pais estão lidando com muitas incertezas, incluindo situações de trabalho e necessidades básicas, enquanto tentam manter seus filhos envolvidos com o aprendizado em casa.

Embora essa nova realidade não seja fácil, a boa notícia é que há muitos formas para ajudar educadores e pais a trilhar o caminho à frente .

Aqui estão quatro maneiras pelas quais os pais podem ajudar a manter seus filhos nos trilhos enquanto a escola está fechada em virtude da pandemia de COVID-19:

1. Mantenha uma rotina

Crie uma programação diária com seu filho que inclua matemática bem básica dependendo da idade da criança e leitura, bem como outras atividades, como desenhar, brincar ou dançar. Não precisa ser perfeito, então não se estresse.

2. Procure diminuir a exposição à informações negativas que podem deixar as crianças estressadas

Limite as notícias que podem ser assustadoras, especialmente para crianças pequenas. Lembre seu filho de que ele está seguro e que a vida voltará ao normal. Pergunte a eles como estão se sentindo. Eles também podem desenhar ou escrever sobre isso.

3. Fique conectado

Provavelmente, sua escola está criando um plano de aprendizagem digital. Fique em contato com professores e outros pais para resolver isso juntos. Não tenha receio de pedir ajuda.

4. Aproveite o tempo em família

Jogue, brinque, prepare uma receita nova ou favorita, invente canções bobas, veja fotos de família antigas e escreva uma história sobre elas. Seu filho estará aprendendo e se divertindo!


Embora este seja um momento estressante, também é uma oportunidade. Com tempo extra em casa, converse com seu filho sobre seus pontos fortes, interesses e onde ele pode precisar de mais apoio. Uma coisa positiva que pode sair dessa situação é que nós, pais (inclusive eu!), veremos mais de perto como nossos filhos estão progredindo e do que eles precisam. Com essas informações, podemos estabelecer parcerias com professores para apoiar a aprendizagem de forma mais eficiente.

Prof. Robson Silva*

*Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002). Pós-graduado em Gestão Escolar Pelo Centro Universitário SENAC e especialização latu sensu em gestão, planejamento, implementação da Educação a Distância pela UFF (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE). Atualmente é Diretor de Escola da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando como Coordenador Pedagógico e Professor de Ensino Fundamental I tanto nas Rede de Ensino de São Paulo/SP como de Diadema/SP.