Conheça o Sistema de Gestão Pedagógica - SGP SME SP

22/11/2022
Sistema de Gestão Pedagógica - SGP SME SP
Sistema de Gestão Pedagógica - SGP SME SP

O Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo é um programa que substitui os diários de sala de aula em papel e permite registrar a frequência dos alunos, motivos de ausência, notas, avaliações, currículos paralelos, observações de ensino, comissões de classe, boletins e muito mais.

A partir de 2020, o SGP também ganhou uma nova funcionalidade que permite o registro pedagógico de orientadores de área, áreas de conhecimento, projetos de apoio pedagógico, além de poder gerar gráficos e relatórios.

O objetivo do SGP é facilitar o acompanhamento pedagógico da rede e fornecer dados para melhorar a educação urbana. O SGP inclui as modalidades Fundamental e Médio, EJA Regular e Infantil.

PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME Nº 1.224 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014

Institui o Sistema de Gestão Pedagógica - SGP no âmbito da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e dá outras providências.

Para Acessar o sistema, é necessário estar cadastrado na SME/SP:

https://novosgp.sme.prefeitura.sp.gov.br/login


SGP Fundamental e Médio

O SGP surgiu em 2014 da necessidade de simplificar e agilizar o processo de registo, leitura e análise da informação instrucional por professores, equipes de gestão de unidades educativas, equipes de DRE e SME. Neste contexto, iniciou o desenvolvimento de telas para o ensino fundamental e médio.

As primeiras telas desenvolvidas tratavam de: calendário anual de atividades; plano anual de trabalhos; boletim bimestral; agenda de sala de aula de composição curricular e metodologias de ensino em cada etapa do ensino fundamental; frequência; notas; resumo de resultados e atas da comissão de classe; agenda de reunião de pais ou responsáveis e agendas de sessões de ensino.

Com o tempo, algumas dessas telas foram ajustadas para incluir outras modalidades, como a Educação de Jovens e Adultos - EJA Regular, que entrou no sistema em 2020. Mais recentemente, a educação infantil.


SGP Educação de Jovens e Adultos

Em 2020, os registros do SGP foram incluídos no EJA Regular. Todas as funcionalidades disponíveis para o ensino fundamental valem também para as modalidades regulares de educação de jovens e adultos, como registro de aulas, planejamento, frequência, registro de notas e processo de conclusão.

As únicas regras específicas dizem respeito aos calendários, pois para o EJA existem dois calendários diferentes no sistema, semestral com dois trimestres (EJA Período 1 e EJA Período 2).

SGP Educação Infantil

Em 2021, o SGP abre novas fronteiras nos registros pedagógicos para a educação infantil, começando pelos registros da pré-escola (EMEI, CEMEI, CEU EMEI, CEU CEMEI, EMEBS).

Alguns recursos já existentes no SGP foram ajustados para levar em consideração os padrões das crianças, como inscrição no curso, frequência, calendário escolar e tarefas do CJ.

Além da funcionalidade ajustada, novas funcionalidades foram criadas para atender às necessidades dos cadastros da educação infantil:

  • Manifestações de Interesse - expressando os projetos de ensino, experiências, atividades e jogos que os professores gostariam de proporcionar aos bebés e crianças ao longo do ano;
  • Diário - registro de experiências e observações profissionais em que os professores incluem explicações, opiniões, sentimentos e pensamentos em forma de escrita espontânea com o objetivo de falar sobre o seu trabalho cotidiano;
  • Devolutivas - análises regulares e sistemáticas e registradas, enviadas pelo(a) coordenador(a) pedagógico(a) às (os) professoras(es), sobre trabalho destes profissionais e seus registros;
  • Registro Individual - O registro individual das observações e da escuta das falas e narrativas infantis dos bebês e crianças pelo docente, a ser realizado periodicamente;
  • Ocorrências - É o registro de ocorrências de acidentes, machucados, desavenças ou de acontecimentos que podem requerer alguma apuração da equipe gestora ou família;

A legislação que regulamenta é a Instrução Normativa - SME nº 1 de 18 de janeiro de 2019

SGP Atendimento Educacional Especializado

Em 2021 foi aberta uma nova frente de registros pedagógicos para Educação Especial no SGP, iniciando com os registros de Encaminhamento, Plano de Atendimento Educacional Especializado e Registros de Itinerâncias, descritos em - AEE descritos na Portaria nº 8.764 de 2016.

Encaminhamento: Cadastro de encaminhamentos de novos estudantes para a Educação Especial, realizado pelo professor da classe comum, com a validação da Coordenação Pedagógica da Unidade e parecer do professor de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e dos profissionais do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) Para cadastrar o encaminhamento o professor de classe comum deve clicar em " AEE > Encaminhamento".

Plano do AEE: Cadastro do Plano de Atendimento Educacional Especializado para os estudantes público da Educação Especial poderá ser realizado pelo Professor de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) nas Unidades Educacionais que possuem Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) ativa ou pelo professor de sala comum ou Coordenação Pedagógica, com o apoio dos Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) de referência, para as unidades que não possuem SRM ativa. Para cadastrar o plano de AEE o professor responsável pelo preenchimento deve clicar em "AEE> Plano".

Registro de Itinerância: Agendamento de visitas às unidades e cadastro informatizado dos termos de itinerâncias realizados pelos Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAIS) que atuam nos CEFAIs. As Unidades Educacionais receberão o agendamento e validarão os termos, garantindo o acompanhamento dos registros das ações do CEFAI nos territórios.​ Para cadastrar o plano de AEE o professor responsável pelo preenchimento deve clicar em "AEE> Registro de Itinerância".

Desta forma, o fluxo de encaminhamento se inicia pelo Estudo de Caso e encaminhamento do estudante para análise e parecer do coordenador pedagógico da U.E. O CP encaminha para o professor de AEE (PAEE ou PAAI) que analisa o encaminhamento e o parecer da Coordenação Pedagógica e envia o seu parecer para a Unidade Educacional. De posse do parecer a Unidade fará o cadastro do Plano de AEE para o estudante no sistema.​

Isso permitirá o acompanhamento e padronização dos registros em todas as regiões, integrando os diversos atores envolvidos: professores de classe comum, professores especialistas, famílias e gestores educacionais, com o apoio do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão - CEFAI. Todos os estudantes que são públicos da Educação Especial terão registrados seus Planos de AEE no SGP.

A legislação que regulamenta é o Decreto nº 57.379/2016 e a nº 8.764, de 23/12/2016.

Fonte / Créditos: Portal SME SP

Veja também:  Planejamento de Aula para o Ensino Fundamental - Modelo em PDF