4 Ferramentas Incríveis do Google para ajudar você a engajar seus alunos
Um dos nossos principais objetivos em sala de aula é engajar os alunos em atividades significativas utilizando as ferramentas corretas.
Você já se viu em uma sala de aula cheia de alunos se perguntando se alguém está gostando do conteúdo? Ou, pelo menos, engajado e investido no que está aprendendo? Este pode ser um sentimento ruim para o professor, especialmente considerando as horas que dedicamos ao planejamento das aulas. Não tem que ser assim! Como professores, um de nossos principais objetivos em sala de aula é envolver nossos alunos em atividades significativas. E será um enorme ganho se pudermos planejar essas atividades em um período de tempo razoável, com ferramentas simples e gratuitas.
Como professores, um de nossos principais objetivos em sala de aula é envolver nossos alunos em atividades significativas.
Neste post, vou mostrar quatro ferramentas incríveis que o ajudarão a envolver seus alunos em quase todas as aulas. Incorporar as ferramentas certas, junto com uma abordagem estratégica, pode ajudá-lo a envolver os alunos para que eles invistam no que estão aprendendo. Toda vez. E o que é ainda melhor, todas as ferramentas desta postagem são 100% gratuitas! E o que é ainda melhor é que estou adotando uma abordagem um tanto clássica para esse tópico, trazendo à tona alguns itens antigos, mas guloseimas. O que significa que é provável que você tenha conhecimento prévio em algumas, senão em todas essas ferramentas, o que torna muito mais fácil mergulhar de cabeça.
Ferramenta nº 1: Desenhos Google
Uma das minhas ferramentas favoritas e menosprezadas do Google (na minha opinião) é o Desenhos Google. Os desenhos podem envolver praticamente qualquer nível de aluno, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O Desenhos Google permite que os usuários criem imagens e diagramas personalizados e colaborativos com bastante facilidade. Então, imediatamente, você ganha engajamento com a natureza colaborativa e a simplicidade desta ferramenta.
Você já se viu no final de uma aula em que seus alunos passavam o tempo todo cortando um monte de manipuláveis, apenas para ficar sem tempo e perder metade das peças? Este fui eu mais vezes do que gostaria de admitir. Os desenhos podem ajudar a resolver esse dilema. Um dos meus usos favoritos do Desenhos Google é usá-los para manipulativos - e se você é um professor do ensino fundamental ou médio e acha que os manipuladores são principalmente para alunos do ensino fundamental, por favor, fique comigo.
O Desenhos Google é o motivo pelo qual consigo fazer com que meus alunos concluam com sucesso nossos tipos de palavras obrigatórios em toda a escola. Veja este exemplo para ver como configurar uma classificação de palavras usando o Desenhos Google e fique à vontade para fazer uma cópia para você! Observe como o desenho utiliza o espaço fora da "tela". As instruções e os cartões de palavras estão neste espaço em branco por um motivo. Apenas o trabalho do aluno vai acabar no desenho em si, e isso significa que se o aluno incorporar ou baixar este desenho para usar em algum lugar como um e-portfólio, etc., as instruções e cartões de palavras não usados (se houver) não irão distrair longe do trabalho do aluno.
E apenas para esclarecer como eu entregaria este desenho aos meus alunos, eu pediria que eles fizessem uma cópia do link, como eu fiz para você acima (uma vez que o desenho estiver aberto, vá para Arquivo, em seguida, faça uma cópia, ou eu poderia alterar o link para forçar os alunos a fazerem uma cópia, ou a melhor maneira (na minha opinião) seria distribuir o arquivo por meio de uma tarefa no Google Sala de aula.
Depois de começar a manipular no Desenhos Google, você não conseguirá mais parar! Você se verá usando-os para classificar polígonos, animais, frases e a lista continua (e continua). E então você se encontrará no Desenhos para criar diagramas para o ciclo da água, sistemas do corpo humano, átomos ... talvez você crie um Painel de Escolha. Quem sabe?! As possibilidades são infinitas!
Ferramenta nº 2: Google slides
O Google Slides, a ferramenta de apresentação do Google, é uma das ferramentas mais usadas do Google. Na maior parte do tempo, o Slides é usado para apresentar a um público passivo, criando uma atmosfera de baixo envolvimento. O que muitas pessoas perdem no Apresentações Google é que existem algumas maneiras simples de tornar suas apresentações interativas para os alunos.
- Dica interativa nº 1: links
É muito simples inserir links no Apresentações Google. Tudo o que você precisa fazer é destacar as palavras / objetos que deseja vincular, clicar em "Inserir" e depois em "Vincular". Você pode vincular alunos a outros sites, continuando o aprendizado além do seu conteúdo. Também é possível inserir links para outros slides em sua apresentação. Isso permite que os alunos sigam um caminho não linear em sua apresentação. Essa escolha e controle dá aos alunos um senso de propriedade sobre seu aprendizado e, por sua vez, cria uma experiência envolvente. Veja como esta longa apresentação de slides é organizada com um Índice, dando ao público a chance de escolher como acessa o conteúdo. Esta é apenas uma das muitas maneiras de aumentar o envolvimento vinculando a outros slides em uma apresentação de slides.
- Dica interativa nº 2: complementos
Não muito tempo atrás, o Google adicionou complementos ao Apresentações Google. Add-Ons estendem a capacidade do usuário no Slides, tornando possível o que antes era impossível. Um dos meus complementos favoritos do Google Slides é o Pear Deck. O complemento Pear Deck (em inglês) permite que você transforme instantaneamente sua apresentação anterior passiva do Google Slides em uma valiosa avaliação formativa ou apresentação interativa. O Pear Deck tem uma versão premium, mas há muito que você pode fazer com a versão gratuita, então definitivamente vale a pena conferir! Clique aqui para saber mais.
- Dica interativa nº 3: Visualização do apresentador do Apresentações Google
Se você estiver apresentando uma apresentação de slides boa e antiquada sem muita interação, saiba que o Google tem uma opção para você: visualização do apresentador de slides do Google. Na visualização do apresentador do Slides (localize-o sob o triângulo mágico dente de tubarão ao lado de "Presente"), você pode iniciar uma sessão de perguntas e respostas com o público que pode ser executada durante a apresentação. Este recurso permite que seu público faça perguntas sem interromper o fluxo de sua apresentação. Os visualizadores também podem gostar das perguntas e comentários de outras pessoas, para que você possa priorizar rapidamente as entradas que deseja endereçar. É um maravilhoso recurso interativo integrado no Apresentações Google!
Ferramenta nº 3: Formulários Google (forms)
A ferramenta de pesquisa do Google, o Formulários Google, é uma ferramenta incrivelmente poderosa. Desde a coleta de dados até o mapeamento dos resultados por aluno ou grupo, as possibilidades são infinitas. Depois que os professores começam a usar o Formulários Google, muitas vezes eles não conseguem parar! Eles são simplesmente ótimos.
Quer levar o envolvimento do aluno com o Formulários para o próximo nível em sua sala de aula? Experimente o Formulários Google criados por alunos. Para o bem ou para o mal, os alunos são influenciados e motivados por seus colegas. Eles adoram ter a capacidade de coletar facilmente as respostas dos colegas usando uma ferramenta familiar gratuita. E, como professor, fico feliz ver meus alunos coletarem dados no Formulários por muitos motivos. Os formulários são:
- Totalmente grátis;
- Parte do Google Suíte principal e pode ser criado e facilmente organizado no Google Drive;
- Facilmente enviado por e-mail;
- Enviar facilmente no Google Classroom;
- Facilmente incorporado no Google Sites;
E a lista continua. E o que é ainda melhor, o aprendizado não para por aí. Depois que os alunos coletam os dados, o aprendizado real pode começar. Com apenas alguns cliques, os dados podem ser enviados para uma planilha do Google, onde os alunos podem analisar, criar um gráfico e manipular os dados coletados. Esses gráficos podem ser facilmente colados em documentos, slides, sites relacionados, etc. Agora você criou várias lições significativas e envolventes a partir de um formulário do Google criado por um aluno. Não existe nada melhor do que isso!
Ferramenta nº 4: Google sites
Google Sites, ou devo especificar, o "Novo" Google Sites pode ser uma ferramenta extremamente envolvente. Como ferramenta de criação de sites do Google, o Google Sites permite que os usuários criem um centro de informações. Os professores adoram o Google Sites para criar um site de sala de aula ou unidade.
O que leva o "novo" Google Sites ao próximo nível de engajamento é fazer com que os alunos criem os sites. O Google Sites é uma ferramenta super simples, portanto, pode ser usada por alunos. Quando os alunos estão criando trabalhos para um público externo aos professores (e possivelmente aos pais), o nível de motivação aumenta exponencialmente.
Uma maneira de os alunos usarem o Google Sites é criar e-Portfolios, uma coleção de trabalhos que demonstram o aprendizado durante um determinado período. Pense: um portfólio de fichários com 3 argolas, mas online. E os arquivos do Google Drive podem ser facilmente incorporados em um site Google com apenas alguns cliques. E o arquivo permanece ativo para que, quando uma alteração for feita no arquivo, ele seja atualizado automaticamente no site Google. Então, essencialmente, é um e feito tanto quanto embutir o arquivo no site.
O que é ótimo no Google Sites é que você tem controle total sobre o público. Você pode criar um site totalmente privado, pode compartilhá-lo com indivíduos específicos para visualizar e / ou editar, pode compartilhar o site dentro de sua organização ou pode torná-lo totalmente público. Ao pedir aos alunos que criem um site, gostaria que eles trabalhassem para alcançar um público mais aberto. Sempre começávamos com privacidade e, então, com a prática online segura, os alunos poderiam trabalhar para um público mais público (se isso fosse apropriado para aquela situação). Sempre sou extremamente ponderado sobre a prática online segura ao ajudar os alunos a alcançar um público maior.
Alguns críticos podem dizer que o Google Sites não é muito interativo para o público. Isso não poderia estar mais longe da verdade se você esticar seu pensamento além da caixa. Para tornar um site Google mais interativo, pense em incorporar um Formulário Google para que os visualizadores preencham ali mesmo na página da web. Você pode até incorporar a planilha de respostas para que os visualizadores vejam o que os outros responderam. Ou vincule os usuários a um documento, planilha ou apresentação de slides colaborativa. Estas são apenas algumas opções para você começar a tornar um novo site Google interativo para o público.
Depois de fazer os alunos começarem a atingir um público maior, você verá imediatamente um salto no envolvimento e no cuidado que afetam o trabalho deles. Você imediatamente percebe que você (e seus alunos) não gostariam de outra forma.
Por fim, aí estão: 4 ferramentas clássicas para ajudá-lo a envolver seus alunos. Minha esperança é dar a você uma nova lente para uma ferramenta que você já deve estar usando em sala de aula. Qual ideia você tentará primeiro? E quais ideias envolventes você tem para compartilhar? Por favor, compartilhe abaixo!
Robson Silva - Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002). Pós-graduado em Gestão Escolar Pelo Centro Universitário SENAC e especialização latu sensu em gestão, planejamento, implementação da Educação a Distância pela UFF (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE). Atualmente é Diretor de Escola da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando como Coordenador Pedagógico e Professor de Ensino Fundamental I tanto nas Rede de Ensino de São Paulo/SP como de Diadema/SP. E-mail: [email protected]
Tags: Google, interativo, sala de aula, Google Slides, ferramentas, planilha, alunos, colaborativa, engajar, gratuitas, apresentação, planejamento das aulas, Pear Deck, atividades significativas, online, engajado, diagramas, Desenhos Google, escola, Educação Infantil, Ensino Superior.