Paulo Freire: uma vida e um pensamento

18/01/2023
Paulo Reglus Neves Freire
Paulo Reglus Neves Freire

Paulo Freire é um dos educadores mais influentes do século XX. Conhecido pelo método de ensino que leva seu nome (método Paulo Freire), foi filósofo, educador, pesquisador e escritor brasileiro. Ele é famoso por seu livro A Pedagogia do Oprimido, que já vendeu mais de 2 milhões de cópias. É considerado um dos autores mais citados na área de Humanidades. Seu modelo educacional tem sido usado em todo o mundo para educar adultos e crianças-especialmente aqueles que são oprimidos e desfavorecidos. 

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, Brasil, em 19 de setembro de 1921. Faleceu em São Paulo em 02 de maio de 1997. Paulo Freire foi filósofo, educador, pesquisador e escritor. Ele escreveu cerca de 40 livros, além de artigos acadêmicos e jornalísticos. Uma de suas obras mais influentes é A Pedagogia do Oprimido. É o terceiro livro mais citado em trabalhos acadêmicos sobre temas de humanidades em todo o mundo, perdendo apenas para The Structure of Scientific Revolutions, de Thomas Kuhn, e Diffusion of Innovations, de Everett Rogers. 

Ele foi um importante crítico do sistema educacional e um defensor da educação libertadora, que busca o desenvolvimento da consciência crítica. Além disso, sua abordagem educacional também é caracterizada pelo uso da dialógica, o questionamento das estruturas hegemônicas e a mudança social. Seus pensamentos permitiram que os alunos fossem vistos como sujeitos de conhecimento e não apenas receptores de informação. Paulo Freire também acreditava que a educação deveria ser um processo ativo, em que o aluno desenvolve seu próprio conhecimento a partir da interação com o professor e os colegas. Para ele, a educação não era algo passivo, mas sim uma forma de desenvolver a consciência crítica e a capacidade de problematizar o mundo. 

Paulo Freire viveu em condições difíceis durante o período autoritário do Brasil conhecido como Estado Novo. Isso influenciou seus escritos posteriores sobre a opressão humana e o totalitarismo. É bacharel pela Universidade de Pernambuco e mestre pela Columbia University, em Nova York. Em seguida, mudou-se para o interior do Brasil, onde lecionou história em uma escola secundária por três anos. Aqui, ele notou que os alunos aprenderam a história de trás para frente, memorizando fatos sem entender seu significado ou aplicá-los em suas próprias vidas. Isso o inspirou a criar um método de ensino interativo que ajudaria os alunos a entender melhor a história, aplicando as lições às suas próprias vidas. Inspirado por seu trabalho na escola secundária, Paulo Freire desenvolveu o que ele chamou de "pedagogia crítica", um método de ensino interativo que dava aos alunos a oportunidade de discutir, refletir e aplicar o assunto ao seu próprio contexto. Ele acreditava que essa abordagem seria mais útil para os alunos do que apenas memorizar fatos e números. Ele também acreditava que, ao aplicar essas ideias, os alunos desenvolveriam uma consciência crítica que lhes permitiria questionar as relações de poder existentes entre eles e seus professores. Esses princípios guiam hoje muitas das abordagens mais inovadoras na educação. Além de suas contribuições ao pensamento pedagógico, o trabalho de Paulo Freire também inspirou movimentos de resistência política em todo o mundo. Durante sua vida, Paulo Freire foi um defensor dos direitos humanos e trabalhou para construir um mundo melhor.

Referência: Instituto Paulo Freire

VEJA TAMBÉM: Alfabetização: aprendendo sobre métodos sintéticos e analíticos